Acne neonatal

Quando falamos de acne, logo nos lembramos do período da adolescência, com os hormônios a mil e mudanças no corpo. Mas sabia que bebês também podem ter essas incômodas espinhas? Por mais estranho que possa soar, não é tão incomum.
Conhecida como acne neonatal, é causada principalmente pela troca de hormônios que ocorre após o nascimento. A acne costuma aparecer na pele do bebê entre a terceira e quarta semana de vida. O surgimento ou não da acne vai depender de predisposição genética e liberação hormonal que acontece durante a gestação e o parto.
Ela costuma ter aparência semelhante às espinhas comuns: São pequenas bolinhas esbranquiçadas ou amareladas (por vezes até mesmo com aponta preta), que surgem na cabeça, rosto, testa ou costas da criança. É algo que costuma desaparecer após algumas semanas, mas que pode durar até a faixa dos seis meses.
Não é preciso pânico, mas cuidados são necessários!
Apesar de desaparecer depois de um tempo, é necessário ter alguns cuidados, por conta da pele delicada do bebê. O primeiro deles é jamais espremer! Apesar da tentação, a regra para adultos vale para os pequenos: espremer pode deixar cicatrizes e, o mais importante: pode causar inflamações sérias.
Outro ponto importante é não passar nenhum tipo de pomada ou creme, nem infantil e muito menos de uso adulto (principalmente os que combatem acne, pois possuem muitos químicos que podem ser extremamente prejudiciais). Caso verifique que o bebê tem acne neonatal, consulte o pediatra e uma dermatologista, para verificar os cuidados, a necessidade de alguma intervenção e responder as suas dúvidas.
Fontes: Materlife, Tua Saude, Bebê Abril