A importância da rotina para o bebê

Os pais costumam ouvir falar muito sobre criar rotinas para o bebê. É hora para cada refeição, para ir no banheiro, para o sono… Para estabelecê-las, é preciso ter atenção ao exemplo que damos quando se trata de criar e cumprir rotinas. Não é possível cobrar organização, cumprimento de horários e tarefas a uma criança se não damos exemplo, não é? Muitos pais, em seu próprio cotidiano, não possuem uma rotina e não conseguem se organizar para que a criança tenha a sua.
Quando iniciar a rotina com a criança?
Não há idade ou período mais correto, mas quanto antes, melhor. Assim que o bebê nasce, a mamãe já começa a estabelecer uma certa rotina das mamadas, então já é uma abertura para começar a estabelecer outras.
Por que é importante criar uma rotina?
Um dos pontos importantes e benéficos da rotina é que ela permite a criação de uma previsibilidade. Essa previsibilidade ajuda os bebês a entenderem o que vai acontecer em seguida e esperarem por isso. Dessa forma, eles se sentem mais seguros, o que contribui para o desenvolvimento emocional e para que cresçam menos agitados e ansiosos.
Além da rotina ensinar sobre organização de tempo, ajuda a ensinar sobre disciplina e responsabilidade. Bebês não entendem o conceito de cronograma ou relógio, mas a rotina ajuda a regular o relógio biológico, também conhecido como ritmo circadiano. Achei este parágrafo um pouco confuso, sugiro algo assim.. Além de ajudar o bebê, a rotina também ajuda muito a mamãe e o papai. Com os horários mais regulados, o papai e a mamãe também conseguem se organizar melhor.
Como criar a rotina?
É necessário que haja uma sequência de eventos diariamente, sempre que possível nos mesmos horários e na mesma sequência. Depois de brincar, é hora de comer; depois de tomar banho, é hora de dormir e assim por diante.
Mas para começar, é interessante observar as primeiras rotinas que o bebê adota naturalmente, como a hora de mamar e horários de sono. É preciso lembrar que a rotina de sono e mamadas começam a ficar mais regulares a partir dos 3 meses, então é aí que você conseguirá observar melhor os padrões.
Na rotina do sono, uma boa dica é adotar técnicas de relaxamento, como massagem ou uma música suave para que o bebê vá associando esses elementos com a hora de dormir.
Claro que nem sempre a rotina é cumprida nos mínimos detalhes. Afinal, o bebê é um ser humano, e não uma máquina. E a rotina não precisa ser rígida, ela pode variar levemente, conforme a realidade da sua família e do seu bebê.
FONTE: Materlife; Juliana Goes.