Queda de cabelo pós-parto

A gestação é um período de diversas mudanças no corpo da mulher. Um dos aspectos que muitas mamães relatam é que os cabelos costumam ficar mais vistosos e brilhantes. No entanto, após o parto, a queixa é que os cabelos perdem a aparência bonita de antes, com mais quedas.
As mamães costumam notar a queda excessiva a partir do terceiro mês depois do nascimento do bebê.
Mas pode ficar tranquila, apesar de ser algo incômodo e que afeta a vaidade feminina, e não significa que o cabelo não vai se recuperar!
O que causa a queda de cabelo?
A queda de cabelo é causada por uma condição chamada Eflúvio Telógeno, uma inflamação aguda dos folículos capilares. Um dos principais motivos desta condição é a diminuição súbita de certos hormônios presentes em alta concentração durante a gestação.
Durante a gestação há um aumento da quantidade de hormônios femininos, como a progesterona e o e o estrógeno, após a gravidez eles diminuem drasticamente. A cesárea é outro fator que pode afetar os fios. Isso porque as mamães passam por um estresse cirúrgico e com a ação de medicamentos, como os anestésicos, que podem ser um gatilho para a queda.
Tem como prevenir?
Não há uma fórmula mágica que impeça a queda. Em primeiro lugar, queda de cabelo é algo normal, independente de estar grávida ou não. E a queda mais acentuada é uma parte natural do processo pós-gestação.
Mas algo que pode intensificar a queda é a carência nutricional. Por isso, a uma alimentação saudável, com menos gorduras e consumo regular de água colabora para a saúde dos fios. Além disso, há suplementos alimentares e vitamínicos e produtos que ajudam a fortalecer e cuidar do couro cabeludo.
É importante passar por médicos especializados, como nutricionista, para rever a alimentação; e dermatologista, para analisar a questão capilar diretamente. Não tente se automedicar ou tentar de receitas caseiras. Sempre converse com um médico para uma avaliação adequada, mamãe!
FONTE: Tua Saúde; Saúde Abril; Pediatria Descomplicada