Nûby Dreambaby Adoleta Bebê

Digite abaixo e pressione Enter:

Alfabetização na pandemia

Com a pandemia as escolas ainda não voltaram à normalidade de seus horários de aulas físicas, com isso, a alfabetização e o desenvolvimento escolar de muitas crianças ficou comprometido. E o desafio não para por ai, muitos pais têm tido dificuldade em conseguir ajudar o pequeno em casa, já que muitos estão trabalhando fora ou em home office.

Sabendo dessas dificuldades, preparamos algumas dicas para ajudar na alfabetização do seu pequeno de um jeito leve e divertido. Confira:

Leiam juntos

Há diferentes opções no mercado que permitem criar uma atmosfera divertida, desde contos de fadas, livros com atividades ou histórias em quadrinhos. Tente descobrir quais assuntos que seu filho mais gosta, por exemplo, animais marinhos, e encontre livros que tratem do assunto de forma lúdica.

Peça para o seu filho criar uma história pra você

Esse é um ótimo exercício para a imaginação, que é uma parte importante do desenvolvimento. Você pode ajudá-lo, pensando em um começo, como por exemplo:

Era uma vez um/a ......................, que vivia em ......................, até que então......................

Para incentivar, ao longo da história você pode ir fazendo perguntas sobre os próximos acontecimentos.

Converse e cante com seu filho

Por mais que pareça ser um ato rotineiro, é por meio de atividades assim que a criança aumenta o seu vocabulário, auxiliando na alfabetização. Ela aprende a dialogar e absorver novas palavras.

Ensine os sons das palavras

Crianças pequenas têm dificuldade de compreender que sílabas e palavras têm determinados sons. Você pode ensinar usando objetos comuns da casa, mostrando o objeto e falando a palavra toda, falando em sílaba ou soletrando, também é legal começar apenas pela letra inicial: "c" de cachorro, "b" de boneca, "f" de flor.

Incentive a escrita

As letras vão sair tortas ou trocadas, mas é essencial incentivar e treinar a repetição. Se a criança ainda for muito pequena, comece mostrando como segurar o lápis corretamente e segure a mãozinha para ir guiando-a sobre o papel e mostrar como fazer as letras. Também há diversas formas de deixar esse momento mais divertido através de estímulos visuais ou sensoriais, como por exemplo, pintar as letras com guache ou desenhar no sal com os dedos.

 

Fontes: Pais & Filhos; Instituto Neuro Saber

Voltar
Conheça nossas marcas:
Nûby
dreambaby
Adoleta
QUER SABER DAS NOVIDADES ANTES DE TODO MUNDO?
INFORME SEU E-MAIL AQUI ;)