Nûby Dreambaby Adoleta Bebê

Digite abaixo e pressione Enter:

Por que é importante o bebê engatinhar?

Além de ser emocionante e fofo ver os pequenos engatinharem, esse ato motor é super importante no desenvolvimento dele, principalmente na parte neuromotora. Engatinhar também ajuda no condicionamento físico da criança, fortalecendo a musculatura e alinhando a coluna. Também é uma etapa do desenvolvimento fundamental para o amadurecimento psicológico, de autonomia. Durante o ato de engatinhar, gestos, movimentos, a atenção da criança podem dizer muito sobre o desenvolvimento dela e se está ocorrendo tudo bem. Há estudos que mostram que parte das habilidades psicomotoras que uma criança precisa para se desenvolver no âmbito escolar ao longo da infância são estimuladas durante o engatinhar.

É por volta dos 10 meses que a criança começa a engatinhar e a partir disso passa a desbravar os ambientes e a aguçar a curiosidade. Mas pode ficar tranquila, mamãe, caso o seu pequeno comece a engatinhar um pouco mais cedo ou mais tarde. Nenhuma criança tem uma data totalmente exata para isso acontecer. Cada criança tem seu tempo.

Mas é possível estimular o bebê a engatinhar? Sim!

- Sempre que possível, deixe a criança explorar o chão. Colo pode, sim! Com certeza. Mas permita que a criança descubra sua autonomia fora do colo, carrinho ou berço;

- Nessa fase inicial, dê preferência por deixar a criança em locais mais macios, como em tapetes de EVA, por exemplo;

- Assegure-se de permitir essa autonomia em locais seguros, sem riscos de objetos cortantes e pesados caírem na criança, ou ela cair de algum local;

- No chão, coloque brinquedos coloridos e alguns mais distantes do pequeno, para estimulá-lo a rolar, se esticar para alcançar e assim aprender a engatinhar.

 

Fonte:  Instituto Pensi, Neuro Crescer

Voltar
Conheça nossas marcas:
Nûby
dreambaby
Adoleta
QUER SABER DAS NOVIDADES ANTES DE TODO MUNDO?
INFORME SEU E-MAIL AQUI ;)