Nûby Dreambaby Adoleta Bebê

Digite abaixo e pressione Enter:

Gases no bebê

Os gases são comuns nos bebês e podem gerar incômodos, como as temíveis cólicas. Desespero total, né? Bebê com gases é uma ocorrência natural principalmente nos primeiros meses de vida. Alguns têm mais facilidade em eliminá-los através dos arrotos e “puns”, mas alguns precisam de ajuda. Por isso, evitá-los completamente é difícil, mas felizmente existem algumas coisas que podem ser feitas para ajudar.

Alimentação da mãe

Não é necessário parar de comer tudo o que você costuma comer, mas é preciso tomar cuidado com alguns alimentos que contribuem para maior ocorrência de gases.

Há alimentos com grande quantidade de fibras, enxofre ou carboidratos, que fermentam e resultam em gases. Exemplo: leguminosas (como o feijão, lentilha, grão de bico), ovo, leite e derivados, alimentos com muito amido (como o arroz e o macarrão), por exemplo.

Atenção com a alimentação do bebê também

Para o bebê que está sendo amamentado e toma mamadeira com fórmula, ou mesmo aquele que já tenha começado a IA, é fundamental que os pais incentivem o consumo de água. A água colabora para a eliminação de gases, a quebra de moléculas de alimentos e a evacuar com mais facilidade. Além disso, o bebê precisa consumir alimentos ricos em fibras.

No caso dos bebês que ainda mamam, é importante verificar a posição durante a amamentação e a forma como ele pega o seio. Isso pode influenciar na maior deglutição de ar. O ideal é que o bebê esteja sempre na posição vertical.

Massagem ajuda

Quando o bebê não consegue eliminar os gases sozinho, precisamos ajudar. Uma das formas é fazer massagem na barriguinha com movimentos leves e circulares. Dobrar os joelhos  e levá-los contra a barriga fazendo alguma pressão ou imitar as pedaladas da bicicleta também pode ajudar a eliminar gases. Mas lembre-se de conversar com o pediatra sobre a situação. ;)

Banho para relaxar

Essa é uma dica para as crises de cólica. O bebê começa a ficar cansado e estressado, o que não contribui para aliviar a cólica. Além disso, conforme chora e abre a boquinha, é mais ar entrando, podendo piorar tudo. O banho ajuda a acalmar para que o corpinho tenha mais chances de sair da crise. Você pode colocar na água, inclusive, camomila, pois ajuda no relaxamento do corpinho. E use um ofurô para que o bebê fique em posição mais próxima à do útero, o que é  muito reconfortante e faz com que ele relaxe.

Confira os ofurôs fabricados pela Cajovil: http://www.cajovil.com.br/produtos/banho/ofuros/ 

 

Fontes: Trocando Fraldas, Maternidade Consciente, Tua Saúde

 

 

Voltar
Conheça nossas marcas:
Nûby
dreambaby
Adoleta
QUER SABER DAS NOVIDADES ANTES DE TODO MUNDO?
INFORME SEU E-MAIL AQUI ;)