Nûby Dreambaby Adoleta Bebê

Digite abaixo e pressione Enter:

Colostro: o que é e qual a importância?

O colostro antecede a produção de leite materno. É um líquido de alto valor nutricional, que pode ser esbranquiçado ou amarelado. Uma das principais funções do colostro é imunizar o bebê e por isso é considerado uma espécie de primeira vacina. A sua produção costuma iniciar no último trimestre de gravidez, mas não é incomum que mulheres o produzam apenas antes ou após o nascimento.

O colostro também é leite, mas a diferença entre ele e o leite materno é que seus valores nutricionais são mais concentrados, seu sabor é mais salgado e sua textura é mais aguada. O colostro é rico em proteínas, lactose, gorduras, potássio, sódio, anticorpos, e vitaminas A, E e K. Tudo isso ajuda o pequeno organismo a se fortalecer.

Não é só o sistema imunológico que é beneficiado pelo colostro. Ele ajuda a regularizar o intestino e a fortalecê-lo. Ele também ajuda a combater a icterícia, alergias, diarreia e infecções.

Por conta dessa grande lista de benefícios é que muitos especialistas defendem a importância da amamentação logo após o nascimento, exceto em casos de complicações com a mãe ou o bebê. Apesar de o colostro durar cerca de 3 dias, quanto antes a mãe puder alimentar o seu bebê e ele ingeri-lo, mais rapidamente o pequeno receberá esta carga nutricional. :)

 

Fontes: Revista Pais & FilhosGuia Infantil, Cordvida

 

 

 

Voltar
Conheça nossas marcas:
Nûby
dreambaby
Adoleta
QUER SABER DAS NOVIDADES ANTES DE TODO MUNDO?
INFORME SEU E-MAIL AQUI ;)