Nûby Dreambaby Adoleta Bebê

Digite abaixo e pressione Enter:

O que é VSR?

Já ouviu falar de VSR?

Mães já estão acostumadas a ouvir e lidar com uma série de doenças comuns na infância. Resfriado, amigdalite, gripe e catapora estão no topo da lista! Mas existe outra doença, bem menos conhecida, que os pais precisam ficar de olho: é o VSR, ou vírus sincicial respiratório. Ele atinge muitas crianças e adultos, sendo o principal responsável por casos de bronquiolite.

Nas crianças, o VSR tem um perigoso grau de fatalidade, e as com menos de dois anos são as principais vítimas. Um estudo feito com mais de 300 crianças pelo BREVI (Brazilian Respiratory Virus Study) mostrou que o VSR é responsável por mais de 66,7% dos casos de hospitalização de prematuros e está associado a diversas doenças respiratórias.

Uma das coisas que atrasam o diagnóstico é que os sintomas do VSR são muito semelhantes aos de uma gripe. A demora acaba por permitir o agravamento do quadro, desenvolvendo um desconforto respiratório grave e o aumento do risco de morte.

Como acontece o contágio?

O contágio acontece por meio do contato com secreções de uma pessoa contaminada, que pode acontecer por meio de um espirro, tossida ou por falar muito perto (por isso a importância de não dar beijinho nas crianças, principalmente se você estiver resfriado).

Como previnir?

O VSR não é o tipo de doença que se contrai uma vez e depois se está imune. Ela pode voltar. Uma criança que contraiu VSF pode desenvolver em um segundo contágio a bronquiolite aguda, ocasionando falta de ar e chiado no peito, por exemplo.

Felizmente, há modos de prevenir o contágio e proporcionar mais segurança aos pequenos:

- Amamentar é fundamental, pois aumenta a imunologia;

- Também é importante fugir de aglomerados  e multidões, principalmente quando o bebê ainda não tomou as primeiras vacinas;

- Mantenha-o longe de cigarro e fumaça de cigarro, pois ele debilita as vias aéreas e deixa a criança mais exposta a infecções;

- E, é claro, evite o contato com crianças e adultos com sintomas de resfriado e gripe. <3

 

Fontes: NCBI; Ministério da Saúde; Revista Crescer

 

Voltar
Conheça nossas marcas:
Nûby
dreambaby
Adoleta
QUER SABER DAS NOVIDADES ANTES DE TODO MUNDO?
INFORME SEU E-MAIL AQUI ;)